Rua Fábio Couri, 190 Luxemburgo - BH/MG - CEP: 30380-560 31 3324-2474

Blog

HomeDireito da SaúdeAdvogado para médico: a importância de uma consultoria jurídica especializada

Advogado para médico: a importância de uma consultoria jurídica especializada

14/05/2016 | Artigos, Direito da Saúde

Negligência, imperícia e imprudência podem resultar em erro médico e, por consequência, em processos éticos e judiciais. Há inúmeros casos tramitando no Poder Judiciário e nos conselhos regionais de medicina (processos éticos). E isto não acontece somente contra os médicos. Outros profissionais da saúde, como dentistas, enfermeiros e responsáveis pela administração do consultório, clínica ou hospital, também podem ser alvo de ações contenciosas em nível administrativo ou jurídico.

Contudo, em alguns casos, o profissional da saúde pode ser vítima de uma denúncia de erro médico, sem fundamento, feita por uma pessoa insatisfeita com o resultado dos procedimentos, com a qualidade do atendimento ou em virtude do agravamento do estado de saúde ou óbito do paciente. Seja qual for a situação, é essencial que o profissional da saúde seja assistido por um advogado especialista em direito médico, desde o princípio do caso, para minimizar os impactos das notícias, inquéritos e de um possível julgamento judicial e ético.

Advogado especialista em causas médicas

A negligência médica caracteriza-se pela falta de atenção e desleixo do profissional da saúde, no atendimento ao paciente. Ocorre que, em algumas situações, um procedimento correto pode ser classificado, de maneira subjetiva, como “negligente”. Por esta razão, é essencial que, antes de fazer qualquer declaração ou tomar alguma providência, o profissional da saúde busque a orientação de um advogado especialista em direito médico.

O advogado especialista em causas médicas e em outros atos que caracterizam o erro médico (imperícia e imprudência) é o profissional qualificado para prestar assistência jurídica, buscando, na medida do possível, prevenir os riscos jurídicos, propor acordos amigáveis e defender o cliente, em todas as instâncias do Poder Judiciário, quando não for possível evitar o litígio.

Mas não é necessário passar por esse tipo de situação para buscar os serviços de um escritório de advocacia especializado em direito da saúde. O ideal é procurar um advogado especialista em direito médico para prevenir os riscos jurídicos inerentes à atuação profissional, principalmente em atendimentos de média e alta complexidade. O advogado especialista possui conhecimentos específicos em relação aos direitos e deveres atrelados à área médico-hospitalar e, certamente, poderá dar a assistência advocatícia mais adequada ao perfil e campo profissional do cliente.

Escritório especializado em direito médico

A banca Renato Assis Advogados Associados realiza consultoria e assessoria jurídica aos profissionais que atuam no setor médico-hospitalar. Fundado há 14 anos, em Belo Horizonte (MG), o escritório especializado em direito da saúde atende clientes em todo o Brasil.

Além dos serviços advocatícios, o escritório também realiza seminários e workshops com a finalidade de informar, orientar e capacitar profissionais da saúde sobre questões importantes de Direito e Medicina.

Deseja mais informações sobre o assunto? Leia outros artigos ou fale conosco.

Renato Assis

Renato Assis

Advogado especialista em Direito da Saúde e Terceiro Setor